Conheça o Estilo de Vida e a Dieta das Pessoas que Chegam aos 100 Anos de Idade

fonte: Dieta Alcalina

Sabia que existem regiões na Terra onde as pessoas facilmente chegam aos 100 anos de idade, e levam uma vida cheia de vigor, saúde e energia?

Essas regiões foram designadas de Blue Zones, e Dan Buettner e a sua equipe estudaram as comunidades dessas regiões para saber quais os fatores que elas tem em comum e que lhes permite atingir essa invejável longevidade.

As 4 Blue Zones estudadas:

1. Província de Nuoro (Ilha da Sardenha, Itália)

2. Zona Norte da Ilha Principal do Arquipélago de Okinawa (Japão)

3. Adventistas do Sétimo Dia da região de Loma Linda (Califórnia, Estados Unidos)

4. Península de Nicoya (Costa Rica)

Blue Zones Saúde

 

Dan Buettner revelou as conclusões desse estudo em um evento Tedx realizado em 2009 (cuja palestra você pode ver no vídeo abaixo), e ele reduziu as práticas saudáveis dessas comunidades a nove “segredos”.

9 Segredos da Longevidade Saudável

1. Mover-se naturalmente – As pessoas dessas comunidades não praticam exercício físico (pelo menos não da forma como nós o idealizamos). Em vez disso, em seu dia-a-dia, elas seguem rituais e práticas que obrigam a que façam atividade física: deslocam-se à igreja a pé, batem os bolos à mão, sobem e descem escadas várias vezes ao dia, seus trabalhos rurais exigem esforço e movimentação, etc.

2. Ritmo de vida calmo – Essas pessoas vivem a vida mais devagar.

3. Oração e propósito de vida – Elas oram e vivem profundamente suas crenças religiosas. Essas pessoas tem um propósito de vida e sabem perfeitamente qual é seu Ikigai.

‘Ikigai’ é um termo japonês que significa “razão de viver” ou “razão de ser”. Designa o que de mais importante cada pessoa tem na sua vida – o que a faz acordar todos os dias. Os japoneses acreditam que todos nós temos um “ikigai” e que só o descobrindo conseguimos viver uma felicidade plena.

  As pessoas destas comunidades comem com sabedoria.


4. Beber um pouco de vinho às refeições

5. Dieta à base de plantas e frutas – Não quer dizer que essas pessoas não comam carne e outros produtos de origem animal, mas a maioria dos produtos que ingerem são de origem vegetal (ou seja, alimentos naturais e alcalinizantes). Veja mais sobre os benefícios de uma dieta alcalina aqui.

6. Estratégias para não comer em excesso – Elas comem em pratos mais pequenos, não colocam a comida toda na mesa, seguem a regra dos 80%.

A regra dos 80% tem por base um provérbio com mais de 3000 anos inventado por Confúcio. É a dieta “Hara, Hatchi, Bu”. Trata-se de um pequeno ditado que as pessoas dizem antes das refeições para lembrá-las de parar de comer quando seus estômagos estão cerca de 80% cheios. Leva cerca de meia hora para a sensação de estar saciado(a) ir do seu estômago para seu cérebro. Então a ideia é que você deve parar de comer quando estiver 80% satisfeito(a) para assim para evitar comer em excesso.

Elas se relacionam

7. Família em 1º lugar – Essas pessoas colocam a família acima de tudo. Elas cuidam de suas crianças e também de seus pais idosos.

8. Sentido de pertencer – Elas fazem parte de comunidades religiosas.

9. Pertencer à tribo certa – Elas já nasceram dentro da comunidade ou se integraram.

Assista o vídeo abaixo sobre os Segredos da Longevidade Saudável:


%d bloggers like this: